Centro Cultural Ariadna Fernandes
Segunda – 15/maio – 8:30

A Escola de ensino Fenomenal
(Nélio Spréa/Levi Brandão, 10 min, 2014, Paraná, 8 anos) Na escola de ensino fenomenal a criatividade não encontra barreiras. Fifi, o diretor, é doutor em ciências lúdicas e faz das brincadeiras seu principal canal de comunicação com as crianças. Não há limites à inventividade nos pátios, nos corredores e salas de aula. Está aberta a temporada dos jogos de mãos! Alunos, professores e funcionários descobrem que a escola é também espaço de criação e celebração.
Disque Quilombola
(David Reeks, 14 min, 2012, São Paulo, Livre) Crianças do Espírito Santo conversam de um jeito divertido sobre como é a vida em uma comunidade quilombola e em um morro na cidade de Vitória. Por meio de uma genuína brincadeira infantil, os dois grupos falam de suas raízes e desvelam o quanto a infância tem mais semelhanças do que diferenças.Terça – “Dia da Música”- 16/maio – 8:30 sessão especial

A Professora de Música
(Edson Bastos e Henrique Filho, 52min, 2016, BA. Livre) É chegado o dia do recital da Escola Lá Maior e Aída, a professora de música, com esperança de ver uma transformação artística na cidade de Ipiaú-BA, está apreensiva pelo sucesso do evento e pelo bom desempenho dos seus alunos. Porém, um problema com as caixas de som inicia uma série de dificuldades que podem fazer com que o recital seja cancelado.
Sessão Especial Música para Crianças! Pequeno Cidadão
(videoclipes) Este é um grande desenho animado que viaja por várias linguagens e estilos, a partir das músicas do CD Pequeno Cidadão que reuniu Antonio Pinto, Arnaldo Antunes, Edgard Scandurra, Taciana Barros e seus filhos. As 14 faixas foram transformadas em clipes delirantes, poéticos e divertidos feitos por grandes artistas de animação. Vovô, vovó, papai, mamãe e filhos chupando chupeta no fundo do mar. O sol levando um fora da lua. Sapinhos botando pra quebrar num show de rock n roll. A lagartixa pilotando um avião de origami. Desenhos, bonecos, colagens, objetos em movimento e muito mais. Faça parte dessa aventura com a gente! O Pequeno Cidadão (Jimmy Leroy, 3’38’’, 2009, SP, Livre) O sol e a lua (Adams Carvalho, 3’47’’, 2009, SP, Livre) Futezinho na escola (Deko Farkas e Arthur Guttilla, 4’, 2009, SP, Livre) O x (Leandro Lima e Gisela Motta 2’36’’, 2009, SP, Livre) Sapo Boi (Renata Rico, 2’31’’, 2009, SP, Livre) Larga lagartixa (Thomaz e Fabio Yamaji, 2’04’’, 2009, SP, Livre) O Uirapuru (Sato e Fileh, 2’45’’, 2009, SP, Livre) Carrinho por trás (Bruno Galan e César, 2’54, 2009, SP, Livre)Quarta – 17/maio – 8:30

Menina Bonita Do Laço De Fita
(Diego Lopes e Cláudio Bittencourt, 7 min, 2014, Paraná, Livre) O filme aborda o aspecto racial e o não-preconceito, através da convivência harmoniosa de indivíduos de raças e cores diferentes. Para isso, conta a história de um coelho que, apaixonado pela cor negra de sua vizinha, faz tudo para ficar igual ela. Depois de várias tentativas frustradas, acaba encontrando a felicidade ao se casar com uma coelha preta e ao ter filhos brancos, pretos e malhados.
Aquitã o Indiozinho
(Frata Soares, 4 min, 2015, Rio De Janeiro, 6 anos) Aquitã é um indiozinho muito forte e corajoso. Porém, quando a noite chega trazendo a escuridão, Aquitã rapidamente procura abrigo no colo de sua mãe. O indiozinho, quem diria, morre de medo do escuro!
A Fábula Da Corrupção
(Lisandro Santos, 8 min, 2010, Rio Grande Do Sul, 7 anos) Em um armazém de beira de estrada, um homem vive em paz com seus animais de estimação: o cão vigia a casa, o gato caça os ratos e o jumento é o meio de transporte. No porão da casa habitam vários ratos que vivem roubando comida em quantidades tão pequenas que não prejudicam o negócio, mas a chegada de um rato estranho acaba com a harmonia do mercadinho.
O Rei Gastão
(Diogo Viegas, 1 min, 2013, Rio de Janeiro, Livre) Em um reino distante Um rei tão brilhante Resolveu um castelo construir A floresta devastou A procura de espaço Expulsando quem vivia ali Desviou o rio inteiro Só pra ter um chafariz Mas os peixes não tinham para onde ir.
Nham Nham, a Criatura
(Lucas de Barros, 13min, 2015, SC, Livre) Lucas é um garoto de 9 anos que se muda de cidade com sua mãe após a separação de seus pais. Sem muitos amigos na nova cidade, logo ele conhece alguém que o ajuda a esquecer seus problemas. O que Lucas não sabia é que esquecer nem sempre é a melhor maneira de lidar com os problemas.
Bom Dia Pé De Coco
(Coletivo Cinema E Sal, 6 min, 2015, Bahia, Livre) É um curta-metragem documentário que conta a história de Tauan, um menino que trabalha como guia turístico e Cairu, pequeno povoado na Bahia, onde vive. Através do seu olhar, conhecemos os personagens e ruas de sua comunidade e estabelecemos a relação das crianças do vilarejo com os mais velhos.
Uma Estrela No Quintal
(Danielle Divardin, 7 min, 2010, São Paulo, Livre) Clarisse, uma garotinha de 5 anos cheia de imaginação, sonha em alcançar a estrela mais brilhante. Um dia ela recebe uma surpresa especial… vinda do céu.
O Fim Do Recreio
(Vinicius Mazzon e Nélio Spréa, 17 min, 2012, Paraná, Livre) No Congresso Nacional, um projeto de lei pretende de acabar com o recreio escolar. Ao mesmo tempo, em uma escola municipal de Curitiba, um grupo de crianças pode mudar toda essa história. Recheado de vibrantes brincadeiras infantis, O Fim do Recreio é um curta-metragem para todos os públicos, que bota a boca no trombone e avisa: cobra parada não engole sapo!Quinta – 18/maio – 8:30
